(5 membres) Shortlink
Pirados na Notícia

Democracy

Adolescentes e jovens produção notícias e informações relevantes para as juventudes de São Paulo a partir de sua realidade

g

Fast Knowledge

Deep Knowledge

Lançamento do Programa VAI 2011, em São Paulo

Programa VAI – Valorização de Iniciativas Culturais, da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo, organizou no último sábado, 11.06, o encontro entre os jovens e as organizações ganhadoras do edital VAI 2011. O programa, que já está em seu oitavo ano, tem muitas historias para contar e redes culturais formadas pela cidade. O Encontro foi para fortalecer essas relações e unir organizações que trabalhem com temáticas parecidas.
O evento, que durou o dia todo, foi repleto de encontros de grupos culturais, formados por jovens, muitas surpresas, troca de experiências e construção de redes. A programação foi organizada em quatro rodadas, sendo a primeira, uma roda com todos os participantes para dar as boas vindas ao Programa e fazer uma breve apresentação do VAI e a proposta do dia.


 

 

No segundo momento, os participantes foram divididos por linguagens artísticas culturais: artes visuais/artes integradoras, audiovisual/rádio, cultura popular, dança, música/Hip Hop, literatura, e teatro. A galera do Pira na Notícia, um dos projetos contemplados pelo VAI, acabou acompanhando três grupos (literatura, música/Hip Hop e multimídia) no meio de tanta diversidade.

Nos grupos, todos os jovens presentes apresentaram seus projetos e trocaram ideias, pensaram programações conjuntas e descobriram parceiros.
Nossa terceira rodada, que aconteceu depois do almoço, a divisão se deu por região de São Paulo: Zona Sul, Zona Leste, Zona Oeste/Centro. A idéia era que os projetos próximos também pudessem se conhecer e costurar parcerias, e deu muito certo! A turma da Zona Oeste montou uma Rede Cultural e saíram do encontro até com agenda cultural coletiva.
No final da tarde foi a vez de todos se reunirem juntos para a última rodada, onde rolou a socialização das conversas que aconteceram nas diversas rodas do dia. Para a galera do Pira na Notícia, o evento deu a certeza de que o grupo tem muito a caminhar e que apesar da diversidade dos projetos e das distâncias que separam muitos dos participantes, todos estão juntos nesse desafio de trabalhar a educomunicação pela cidade de São Paulo. Aliás, só nesse mês de junho, o Pira na Notícia já tem três oficinas de jornal mural para multiplicar em CEU’s da capital paulista.

 


Sobre o VAI – Valorização de Iniciativas Culturais


 

 

Criado em 2003, o Programa VAI existe para subsidiar iniciativas culturais de jovens, principalmente de baixa renda, com idade entre 18 e 29 anos, moradores de regiões de São Paulo com poucas opções de lazer. Esse ano o VAI aprovou 149 projetos, dos 797 projetos que a Secretaria da Cultura recebeu. Ao todo serão investidos mais de R$3 milhões nos projetos contemplados pelo Programa da prefeitura de São Paulo.
Por lei o VAI só pode aprovar um projeto por até dois anos, mas na Câmara Municipal de São Paulo está discutindo a ampliação desse período. Uma das características do programa é a diversidade de linguagens que ele abrange. O Pira na Notícia, por exemplo, vai atuar na área de Educomunicação, com formações de jovens em diversas temáticas, relacionando a juventude com o trabalho de Educação entre Pares (jovem educando jovem) em escolas, comunidades e organizações juvenis e com cobertura de eventos pela cidade.

A notícias da galera do Pira na Notícia serão publicadas no blog do grupo e também aqui, na Agência Jovem de Notícias.

Adidas footwearNIKE AIR HUARACHE