(5 members) Shortlink
Pirados na Notícia

Democracy

Adolescentes e jovens produção notícias e informações relevantes para as juventudes de São Paulo a partir de sua realidade

g

Fast Knowledge

Deep Knowledge

O grupo responsável pelo projeto surgiu a partir da formação da Agência Jovem de Notícias da entidade Viração Educomunicação. A Agência Jovem de Notícias (ainda em curso) reúne adolescentes de diversas organizações ou grupos juvenis que recebem duas vezes por semana uma formação em Educomunicação, com temas sobre a democratização dos meios de comunicação.

O encontro dos jovens e adolescentes de locais diversos da cidade de São Paulo na sede da Viração criou a vontade neste grupo de ter mais possibilidades de saídas e encontros, além das já previstas pela Viração, para realizar coberturas jornalísticas de eventos culturais para o público adolescente, incluindo aqueles que acontecem nas comunidades dos participantes do projeto.

Esta iniciativa de fazer comunicação para além do previsto no projeto da Viração surgiu quando, em 2010, o grupo formado realizou grandes coberturas jornalísticas em eventos como do “II Fórum de Cultura Digital Brasileira”, da “Feira Preta”, do “Seminário Juventude em Diálogo” e das “Oficinas Itinerantes” realizadas nas comunidades Capão Redondo e Parque Marengo. A “Oficinas Itinerantes” são ações em que os adolescentes são responsáveis por multiplicar formações que já receberam como: histórias em quadrinho, jornal mural e vídeo de bolso.

Em diversas ações, os projetos da Viração incentivam que os próprios jovens criem outros formatos de atuação em suas comunidades, cidades, conectados com suas realidades, elaborados e geridos pelos próprios jovens, fortalecendo sua formação como empreendedores sociais, cultura.

Por isso, a proposta tem um objetivo independente e capaz de criar outras formas e formatos de comunicação e de participação da juventude na cidade de São Paulo.

 

Abaixo um breve perfil sobre o grupo responsável pelo projeto:

 

Eric Silva de Andrade- tem 20 anos, Jovem educador da Viração, Mora na Zona Leste. Estuda Ciências Sociais, há Quatro anos participa do projeto Jornal Mural na Escola. Escreve para alguns blog,s. Atualmente acompanha a Rede de Virajovens no Brasil.


Weslley Thiago do Nascimento
, tem 18 anos, mora na Parada de Taipas.
Cursa o 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Jacobe Salvador Zveibin
Participa do Grupo de RAP Sentimentos há 3 anos e atua há 2 anos na Plataforma dos Centros Urbanos, uma iniciativa do Unicef voltada para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, como adolescente comunicador. Participa há 6 meses do Projeto Agência Jovem de Notícias.

Henrique Souza Andrande, tem 17anos, mora no Jardim Pantanal

Cursa o 2º ano do Ensino Médio na Escola Senador José Ermilho de Moraes

Participou da formação no Instituto Alana em Direito à Moradia.

Atualmente participa do ponto de Cultura Outras Palavras e atua há 2 anos na Plataforma dos Centros Urbanos, uma iniciativa do Unicef voltada para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, como adolescente comunicador. Participa há 6 meses do Projeto Agência Jovem de Notícias.

 

Amanda de Paula Martins, tem18 anos e mora na Parada Inglesa

É voluntária há dois anos na ONG Cires-Cidade Restaurada, onde realiza trabalhos com adolescentes na Comunidade Fazenda da Juta. Participa há 6 meses do Projeto Agência Jovem de Notícias.

 

Elisângela Nunes Cordeiro, tem 24 anos. Recifense.

Começou aos 12 na sua cidade, participando de um espaço de discussão em sua escola, o Fórum dos Alunos, percebeu que as demandas iam além dos bancos escolares e, junto com um grupo, organizou o Fórum da Juventude do Recife e a partir de 2003 começou acompanhar o cenário da discussão de política pública de Juventude, atuando em diversas redes de discussão de políticas publicas, a nível municipal e nacional.

Atualmente cursa pedagogia e trabalha na Viração educomunicação onde atua como educomunicadora.

 

Justificativa:

Há uma grande demanda por parte de adolescentes e jovens em produzir mídia nos ambientes onde atuam. Estudos apontam para o fato de que jovens e adolescentes não se identificam nem são ouvidos na mídia grande. Um deles é o Relatório Infância na Mídia 2004, realizado pela Agência de Notícias da Infância (Andi), com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Diz o estudo que, raramente, a juventude figura entre os atores ouvidos nas matérias. Entre os 60 jornais brasileiros diariamente monitorados, as crianças e os adolescentes representam apenas 5,11% do total de fontes ouvidas, praticamente o mesmo índice de 2003. Nas revistas e suplementos juvenis dos jornais, a chamada Mídia Jovem, o índice chega a 37,46%.

 

Ao participar todas etapas da cobertura jornalística: desde a pauta até a publicação do conteúdo, os adolescentes tornam-se mais críticos em relação aos meios de comunicação. Ao buscarem informações em suas comunidades, os adolescentes passam a conhecer seu território, sua cultura e espalharem essas informações seja na escola, em seus grupos juvenis e outros espaços.

 

Objetivos a serem alcançados:

  • Produção mensal de em média 20 notícias das comunidades;

  • Cobertura mensal de 2 eventos pelos jovens;

  • Dinamização do site da Agência Jovem de Notícias (www.agenciajovem.org.br), que é um site voltado para qualquer adolescente e jovem do país que queira postar notícias, coberturas etc;

  • Fortalecimento de uma imagem positiva da juventude;

  • Articulação em rede de adolescentes e jovens de entidades e grupos da cidade. São elas: Ação Comunitária, Cenpec, CEU Cantinho do Céu, Plataforma dos Centros Urbanos, Rede interferência, Outras Palavras, Ilú Obá,Sou da Paz, Escola Aprendiz, IMARGEM, CDI, Rede E- jovem, GMM/ Ashoka, Pombas Urbanas, Cires- Cidade Restaurada, 4 Mundo e Viração Educomunicação.

  • Ações de multiplicação em 10 escolas. Estas ações são realizadas pelos adolescentes do projeto que multiplicam aquilo que aprendem no projetoPira na Notícia para outros públicos.

 

  • Fortalecimento da ação de Jovens Comunicadores na produção e disseminação de notícias para/pela e com a própria juventude.

 

 

Plano de trabalho explicitando seu desenvolvimento e duração:

Neste projeto, a cada mês, os participantes farão duas coberturas de eventos.

Em alguns meses, como maio, setembro e novembro, os eventos já foram definidos pelo grupo responsável. Os outros eventos serão escolhidos por todo grupo.

Para cada cobertura a ser realizada, o grupo de adolescentes e jovens se encontra previamente na sede da Viração (espaço cedido para a realização das atividades) para pesquisar sobre os assuntos que circularão no local do evento, levantar pautas, nomes e contatos para possíveis entrevistados, além de dividirem entre eles as tarefas de cobertura.

Durante o evento, os adolescentes e jovens realizam entrevistas, produzem pequenas notas, tiram fotos. Parte do conteúdo apurado já é publicado na internet por meio de tecnologia 3G. O restante do conteúdo será trabalhado mais profundamente como reportagens em um encontro de edição. Os participantes do projeto divulgam em suas redes sociais, escolas e organização os endereços virtuais em que o público pode ler e ver as matérias feitas. O projeto também prevê a produção de outros meios de comunicação como fanzines, meio impresso de fácil circulação nas comunidades que nem sempre têm fácil acesso à internet. Estão previstas três edições de fanzines; uma para o Fórum Social São Paulo, outro para a III Conferência Nacional Livre Juventude e Comunicação e um último para ações do Dia da Consciência Negra.

Durante os 8 meses do projeto, o grupo responsável vai multiplicar os conhecimentos sobre como fazer uma cobertura jornalística, publicar em blog e editar um fanzine para 10 escolas públicas de Ensino Médio e/ou para as organizações que enviaram adolescentes para participar do projeto.

O grupo responsável fechou um acordo com a Viração Educomunicação de usar equipamentos como computadores, notebook, celular, gravadores de áudio e máquinas fotográficas tanto durante os encontros preparatórios quanto nas coberturas de evento.

 

Cronograma de atividades com data e local de realização

 

Maio a Dezembro de 2011

 

MAIO

 

  • Reuniões de planejamento entre o grupo responsável;

 

  • Rearticulação do grupo responsável com o grupo de 20 adolescentes que participam do projeto Agência Jovem de Notícias;

 

  • Reunião com grupo responsável e grupo de 20 adolescentes. Estabelecimento de uma agenda de eventos de interesse para adolescência para o ano de 2011

 

  • mapeamento e conversa com as 10 escolas e/ou para as organizações que enviaram adolescentes para participar do projeto Pira na Notícia que receberão multiplicação

 

  • JUNHO, JULHO, AGOSTO

 

  • Preparação, cobertura e fechamento de 2 coberturas a serem escolhido por todo grupo

 

  • 5 multiplicações em escolas de Ensino Médio e/ou para as organizações que enviaram adolescentes para participar do projeto.

 

  • SETEMBRO

 

  • Preparação, cobertura e fechamento de cobertura para a II Conferência Nacional Livre Juventude e Comunicação

 

  1. Publicação do 2° fanzine sobre a II Conferência Nacional Livre Juventude e Comunicação

 

  • Preparação, cobertura e fechamento de cobertura a ser escolhido por todo grupo

 

  • 1 multiplicação em escola de Ensino Médio e/ou para as organizações que enviaram adolescentes para participar do projeto.

 

  • Preparação, cobertura e fechamento de cobertura no Fórum Social São Paulo

 

  • Publicação do fanzines sobre o FSSP

 

  • Preparação, cobertura e fechamento de cobertura a ser escolhido por todo grupo

 

  • 3 multiplicações em escolas de Ensino Médio e/ou para as organizações que enviaram adolescentes para participar do projeto.

 

  • OUTUBRO

 

  • Preparação, cobertura e fechamento de 2 coberturas a serem escolhido por todo grupo

 

  • 1 multiplicação em escola de Ensino Médio e/ou para as organizações que enviaram adolescentes para participar do projeto.

 

  • NOVEMBRO

 

  • Preparação, cobertura e fechamento de cobertura para eventos relacionados ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

 

  1. Publicação do 3° fanzine sobre o Dia da Consciência Negra

 



 

DEZEMBRO

 

  • Avaliação e fechamento do projeto.

 



 

Tempo de duração do projeto:

 

8 meses

 

 

 

Ficha técnica do projeto

 

Coordenadora: Elisangela Cordeiro - Cuida do andamento e aspectos gerais do projeto, incluindo acompanhamento administrativo e financeiro

 

Educador: Weslley Nascimento -Acompanha os encontros de preparação, as coberturas e os encontros de edição/ finalização.

 

Educadora: Amanda de Paula Martins- Acompanha os encontros de preparação, as coberturas e os encontros de edição/ finalização .

 

Produtor Cuida de aspectos logísticos, como alimentação, transporte, materiais e contatos para oficinas e coberturas.

 

Articulador de parcerias: Eric Andrade - Faz o diálogo e fecha as parcerias com as 10 escolas públicas que receberão as oficinas de multiplicação.

 

OBS: A equipe deste projeto trabalha coletivamente e as funções descritas acima podem funcionar em rodízio.

 

 

 

Orçamento

 

Item

Valor unidade

Quant.(mês ou unidade)

Valor total

Recursos humanos

 

 

 

Ajuda de custo para o grupo responsável para o projeto (transporte e alimentação)

R$400,00

8

R$3.200,00

Materiais didáticos

 

 

 

Impressão apostila

R$50,00

40

R$2.000,00

Outros materiais pedagógicos (cartolina, lápis, caderno)

R$50,00

5

R$250,00

Locação de espaço e equipamentos

 

 

 

Compra de equipamentos

 

 

 

Custos de locação e administração de espaço

 

 

 

Telefone (convite, aviso, entrevistas)

R$80,00

8

R$640,00

Divulgação e material gráfico

 

 

 

fanzine

R$0,20

10000

R$2.000,00

Camiseta (jovem comunicador)

Rid="mce_marker"0,00

60

R$600,00

Cartão de visita

R$0,50

400

R$200,00

Logística dos jovens

 

 

 

Transporte (20 adolescentes X 2 encontros por semana X Rid="mce_marker"0,00 por adolescente)

Rid="mce_marker"600,00

6

R$9.600,00

Alimentação para o grupo de adolescentes

R$480,00

6

R$2.880,00

Despesas bancárias (tarifa de manutenção)

 

 

R$200,00

Total

 

 

R$21.570,00

 

 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

latest Nike releaseZapatillas de baloncesto Nik
Personal Contact Information
Name: 
Elisangela Nunes
Job Title / Profession: 
Coordenadora/ Educomunicadora
Organization: 
Viração Educomunicação
Tel: 
0055 11 3237-4091
Fax: 
0055 11 3237-4091