Pirados na Notícia
Democracy
Adolescentes e jovens produção notícias e informações relevantes para as juventudes de São Paulo a partir de sua realidade
O grupo responsável pelo projeto surgiu a partir da formação da Agência Jovem de Notícias da entidade Viração Educomunicação. A Agência Jovem de Notícias (ainda em curso) reúne adolescentes de diversas organizações ou grupos juvenis que recebem duas vezes por semana uma formação em Educomunicação, com temas sobre a democratização dos meios de comunicação.
O encontro dos jovens e adolescentes de locais diversos da cidade de São Paulo na sede da Viração criou a vontade neste grupo de ter mais possibilidades de saídas e encontros, além das já previstas pela Viração, para realizar coberturas jornalísticas de eventos culturais para o público adolescente, incluindo aqueles que acontecem nas comunidades dos participantes do projeto.
Esta iniciativa de fazer comunicação para além do previsto no projeto da Viração surgiu quando, em 2010, o grupo formado realizou grandes coberturas jornalísticas em eventos como do “II Fórum de Cultura Digital Brasileira”, da “Feira Preta”, do “Seminário Juventude em Diálogo” e das “Oficinas Itinerantes” realizadas nas comunidades Capão Redondo e Parque Marengo. A “Oficinas Itinerantes” são ações em que os adolescentes são responsáveis por multiplicar formações que já receberam como: histórias em quadrinho, jornal mural e vídeo de bolso.
Em diversas ações, os projetos da Viração incentivam que os próprios jovens criem outros formatos de atuação em suas comunidades, cidades, conectados com suas realidades, elaborados e geridos pelos próprios jovens, fortalecendo sua formação como empreendedores sociais, cultura.
Por isso, a proposta tem um objetivo independente e capaz de criar outras formas e formatos de comunicação e de participação da juventude na cidade de São Paulo.
Abaixo um breve perfil sobre o grupo responsável pelo projeto:
Eric Silva de Andrade- tem 20 anos, Jovem educador da Viração, Mora na Zona Leste. Estuda Ciências Sociais, há Quatro anos participa do projeto Jornal Mural na Escola. Escreve para alguns blog,s. Atualmente acompanha a Rede de Virajovens no Brasil.
Weslley Thiago do Nascimento, tem 18 anos, mora na Parada de Taipas.
Cursa o 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Jacobe Salvador Zveibin
Participa do Grupo de RAP Sentimentos há 3 anos e atua há 2 anos na Plataforma dos Centros Urbanos, uma iniciativa do Unicef voltada para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, como adolescente comunicador. Participa há 6 meses do Projeto Agência Jovem de Notícias.
Henrique Souza Andrande, tem 17anos, mora no Jardim Pantanal
Cursa o 2º ano do Ensino Médio na Escola Senador José Ermilho de Moraes
Participou da formação no Instituto Alana em Direito à Moradia.
Atualmente participa do ponto de Cultura Outras Palavras e atua há 2 anos na Plataforma dos Centros Urbanos, uma iniciativa do Unicef voltada para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, como adolescente comunicador. Participa há 6 meses do Projeto Agência Jovem de Notícias.
Amanda de Paula Martins, tem18 anos e mora na Parada Inglesa
É voluntária há dois anos na ONG Cires-Cidade Restaurada, onde realiza trabalhos com adolescentes na Comunidade Fazenda da Juta. Participa há 6 meses do Projeto Agência Jovem de Notícias.
Elisângela Nunes Cordeiro, tem 24 anos. Recifense.
Começou aos 12 na sua cidade, participando de um espaço de discussão em sua escola, o Fórum dos Alunos, percebeu que as demandas iam além dos bancos escolares e, junto com um grupo, organizou o Fórum da Juventude do Recife e a partir de 2003 começou acompanhar o cenário da discussão de política pública de Juventude, atuando em diversas redes de discussão de políticas publicas, a nível municipal e nacional.
Atualmente cursa pedagogia e trabalha na Viração educomunicação onde atua como educomunicadora.
Justificativa:
Há uma grande demanda por parte de adolescentes e jovens em produzir mídia nos ambientes onde atuam. Estudos apontam para o fato de que jovens e adolescentes não se identificam nem são ouvidos na mídia grande. Um deles é o Relatório Infância na Mídia 2004, realizado pela Agência de Notícias da Infância (Andi), com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Diz o estudo que, raramente, a juventude figura entre os atores ouvidos nas matérias. Entre os 60 jornais brasileiros diariamente monitorados, as crianças e os adolescentes representam apenas 5,11% do total de fontes ouvidas, praticamente o mesmo índice de 2003. Nas revistas e suplementos juvenis dos jornais, a chamada Mídia Jovem, o índice chega a 37,46%.
Ao participar todas etapas da cobertura jornalística: desde a pauta até a publicação do conteúdo, os adolescentes tornam-se mais críticos em relação aos meios de comunicação. Ao buscarem informações em suas comunidades, os adolescentes passam a conhecer seu território, sua cultura e espalharem essas informações seja na escola, em seus grupos juvenis e outros espaços.
Objetivos a serem alcançados:
-
Produção mensal de em média 20 notícias das comunidades;
-
Cobertura mensal de 2 eventos pelos jovens;
-
Dinamização do site da Agência Jovem de Notícias (www.agenciajovem.org.br), que é um site voltado para qualquer adolescente e jovem do país que queira postar notícias, coberturas etc;
-
Fortalecimento de uma imagem positiva da juventude;
-
Articulação em rede de adolescentes e jovens de entidades e grupos da cidade. São elas: Ação Comunitária, Cenpec, CEU Cantinho do Céu, Plataforma dos Centros Urbanos, Rede interferência, Outras Palavras, Ilú Obá,Sou da Paz, Escola Aprendiz, IMARGEM, CDI, Rede E- jovem, GMM/ Ashoka, Pombas Urbanas, Cires- Cidade Restaurada, 4 Mundo e Viração Educomunicação.
-
Ações de multiplicação em 10 escolas. Estas ações são realizadas pelos adolescentes do projeto que multiplicam aquilo que aprendem no projetoPira na Notícia para outros públicos.
-
Fortalecimento da ação de Jovens Comunicadores na produção e disseminação de notícias para/pela e com a própria juventude.
Plano de trabalho explicitando seu desenvolvimento e duração:
Neste projeto, a cada mês, os participantes farão duas coberturas de eventos.
Em alguns meses, como maio, setembro e novembro, os eventos já foram definidos pelo grupo responsável. Os outros eventos serão escolhidos por todo grupo.
Para cada cobertura a ser realizada, o grupo de adolescentes e jovens se encontra previamente na sede da Viração (espaço cedido para a realização das atividades) para pesquisar sobre os assuntos que circularão no local do evento, levantar pautas, nomes e contatos para possíveis entrevistados, além de dividirem entre eles as tarefas de cobertura.
Durante o evento, os adolescentes e jovens realizam entrevistas, produzem pequenas notas, tiram fotos. Parte do conteúdo apurado já é publicado na internet por meio de tecnologia 3G. O restante do conteúdo será trabalhado mais profundamente como reportagens em um encontro de edição. Os participantes do projeto divulgam em suas redes sociais, escolas e organização os endereços virtuais em que o público pode ler e ver as matérias feitas. O projeto também prevê a produção de outros meios de comunicação como fanzines, meio impresso de fácil circulação nas comunidades que nem sempre têm fácil acesso à internet. Estão previstas três edições de fanzines; uma para o Fórum Social São Paulo, outro para a III Conferência Nacional Livre Juventude e Comunicação e um último para ações do Dia da Consciência Negra.
Durante os 8 meses do projeto, o grupo responsável vai multiplicar os conhecimentos sobre como fazer uma cobertura jornalística, publicar em blog e editar um fanzine para 10 escolas públicas de Ensino Médio e/ou para as organizações que enviaram adolescentes para participar do projeto.
O grupo responsável fechou um acordo com a Viração Educomunicação de usar equipamentos como computadores, notebook, celular, gravadores de áudio e máquinas fotográficas tanto durante os encontros preparatórios quanto nas coberturas de evento.
Cronograma de atividades com data e local de realização
Maio a Dezembro de 2011
MAIO
-
Reuniões de planejamento entre o grupo responsável;
-
Rearticulação do grupo responsável com o grupo de 20 adolescentes que participam do projeto Agência Jovem de Notícias;
-
Reunião com grupo responsável e grupo de 20 adolescentes. Estabelecimento de uma agenda de eventos de interesse para adolescência para o ano de 2011
-
mapeamento e conversa com as 10 escolas e/ou para as organizações que enviaram adolescentes para participar do projeto Pira na Notícia que receberão multiplicação
-
JUNHO, JULHO, AGOSTO
-
Preparação, cobertura e fechamento de 2 coberturas a serem escolhido por todo grupo
-
5 multiplicações em escolas de Ensino Médio e/ou para as organizações que enviaram adolescentes para participar do projeto.
-
SETEMBRO
-
Preparação, cobertura e fechamento de cobertura para a II Conferência Nacional Livre Juventude e Comunicação
-
Publicação do 2° fanzine sobre a II Conferência Nacional Livre Juventude e Comunicação
-
Preparação, cobertura e fechamento de cobertura a ser escolhido por todo grupo
-
1 multiplicação em escola de Ensino Médio e/ou para as organizações que enviaram adolescentes para participar do projeto.
-
Preparação, cobertura e fechamento de cobertura no Fórum Social São Paulo
-
Publicação do fanzines sobre o FSSP
-
Preparação, cobertura e fechamento de cobertura a ser escolhido por todo grupo
-
3 multiplicações em escolas de Ensino Médio e/ou para as organizações que enviaram adolescentes para participar do projeto.
-
OUTUBRO
-
Preparação, cobertura e fechamento de 2 coberturas a serem escolhido por todo grupo
-
1 multiplicação em escola de Ensino Médio e/ou para as organizações que enviaram adolescentes para participar do projeto.
-
NOVEMBRO
-
Preparação, cobertura e fechamento de cobertura para eventos relacionados ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro).
-
Publicação do 3° fanzine sobre o Dia da Consciência Negra
DEZEMBRO
-
Avaliação e fechamento do projeto.
Tempo de duração do projeto:
8 meses
Ficha técnica do projeto
Coordenadora: Elisangela Cordeiro - Cuida do andamento e aspectos gerais do projeto, incluindo acompanhamento administrativo e financeiro
Educador: Weslley Nascimento -Acompanha os encontros de preparação, as coberturas e os encontros de edição/ finalização.
Educadora: Amanda de Paula Martins- Acompanha os encontros de preparação, as coberturas e os encontros de edição/ finalização .
Produtor Cuida de aspectos logísticos, como alimentação, transporte, materiais e contatos para oficinas e coberturas.
Articulador de parcerias: Eric Andrade - Faz o diálogo e fecha as parcerias com as 10 escolas públicas que receberão as oficinas de multiplicação.
OBS: A equipe deste projeto trabalha coletivamente e as funções descritas acima podem funcionar em rodízio.
Orçamento
Item |
Valor unidade |
Quant.(mês ou unidade) |
Valor total |
Recursos humanos |
|
|
|
Ajuda de custo para o grupo responsável para o projeto (transporte e alimentação) |
R$400,00 |
8 |
R$3.200,00 |
Materiais didáticos |
|
|
|
Impressão apostila |
R$50,00 |
40 |
R$2.000,00 |
Outros materiais pedagógicos (cartolina, lápis, caderno) |
R$50,00 |
5 |
R$250,00 |
Locação de espaço e equipamentos |
|
|
|
Compra de equipamentos |
|
|
|
Custos de locação e administração de espaço |
|
|
|
Telefone (convite, aviso, entrevistas) |
R$80,00 |
8 |
R$640,00 |
Divulgação e material gráfico |
|
|
|
fanzine |
R$0,20 |
10000 |
R$2.000,00 |
Camiseta (jovem comunicador) |
Rid="mce_marker"0,00 |
60 |
R$600,00 |
Cartão de visita |
R$0,50 |
400 |
R$200,00 |
Logística dos jovens |
|
|
|
Transporte (20 adolescentes X 2 encontros por semana X Rid="mce_marker"0,00 por adolescente) |
Rid="mce_marker"600,00 |
6 |
R$9.600,00 |
Alimentação para o grupo de adolescentes |
R$480,00 |
6 |
R$2.880,00 |
Despesas bancárias (tarifa de manutenção) |
|
|
R$200,00 |
Total |
|
|
R$21.570,00 |
latest Nike releaseZapatillas de baloncesto Nik